6-curiosidades-sobre-a-barba-curso-de-barbeiros

6 curiosidades sobre a barba

Virilidade. Sabedoria. Experiência. Credibilidade. A barba passa uma série de impressões e sensações diferentes, conceitos que, inclusive, variam de época para época, sendo ressignificados ao longo da história.

Pensando nisso, separamos 6 curiosidades sobre a barba para você se surpreender e aprender um pouco mais sobre elas. Além de, claro, compartilhar com seus amigos que, assim como você, não abrem mão dela.

Vamos lá?

#6 Barba é saúde!

Tudo bem, sabemos que seu foco é a estética, mas manter uma barba bem cuidada é sinônimo de saúde! Pois é, os fios oferecem proteção contra os raios ultravioleta, aqueles responsáveis pelos danos provocados pelo sol. Especialistas dizem ainda que as barbas mais grossas podem funcionar de uma forma semelhante a um protetor fator 20.

E não para por aí. A University College London comprovou que pessoas com barba possuem menos bactérias no rosto. Um ótimo argumento para quem reclama de que barbas são sinônimo de desleixo, não é?

#5 Para a barba crescer…

Temos uma notícia não muito boa para te dar. Aquela ideia de fazer a barba com frequência não ajuda ela a crescer mais rápido. Pois é, o mito engloba todas essas crenças populares: nem fios mais grossos ou mais barba. Também não adianta raspar na direção contrária. Esse processo é puramente hormonal!

#4 …abstinência ajuda

Pode acreditar! É nos momentos de abstinência sexual que a barba cresce mais rápido. Um estudo oriental comprovou que após o sétimo dia sem relação sexual os níveis de testosterona, o hormônio que é responsável por fazer os pelos crescerem no rosto, aumentam consideravelmente.

#3 Que tal competir?

A cada dois anos a Associação Mundial de Barba e Bigode promove o Campeonato Mundial de Barba & Bigode. A disputa envolve representantes de mais de 20 países de todo o mundo, que são avaliados quanto aos estilos dos seus bigodes, barbas e cavanhaques.

Já imaginou?

#2 Imposto até nelas!

Hoje pode ser difícil de imaginar, mas há diversos relatos na história da humanidade de povos que possuíam impostos sobre a barba. No Reino Unido, Henrique VIII estabeleceu taxas aos barbudos que variavam conforme a posição social da pessoa.

No legado de sua filha, Elizabeth I, a taxa foi recriada sob diferentes critérios: todos com barba por mais de duas semanas precisavam pagar um valor para a Coroa.

Na Rússia também há relatos semelhantes. Ainda bem que a moda não pegou, não é?

#1 #FicaVerão

Sabe aquela história de que a barba cresce mais rápido durante o verão? Pois então, ela é totalmente verdade. O que acontece é que, com o calor, ocorre uma vasodilatação e, por isso, o sangue circula mais rápido. Isto significa que o folículo do pelo é melhor nutrido e acaba aumentando seu ritmo de crescimento.

E você, já sabia alguma dessas curiosidades? Deixe seu comentário aqui embaixo ou compartilhe mais curiosidades que você conheça!

Quer aprender mais sobre como administrar uma barbearia de sucesso ou se tornar um grande barbeiro? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o Curso de Barbeiros Completo!