barber-pole-historia-do-simbolo-curso-barbeiros

Barber Pole: conheça a curiosa história do símbolo da barbearia

Você vê um pequeno poste giratório nas cores azul, vermelho e branco em frente a um estabelecimento. A que isso lhe remete? Que tipos de serviços você acredita que encontrará neste local? A gente sabe que sua resposta foi correta, afinal estamos falando do objeto que é o símbolo máximo dos barbeiros: o Barber Pole.

Todavia, algumas pessoas – incluindo os próprios profissionais- desconhecem os reais motivos que o tornaram tão significativo para a profissão. 

O Barber Pole relaciona-se com um passado rico em cultura. Vem transitando pelos séculos lado a lado com a história da barbearia no mundo. A partir desta percepção, é possível entender que seu significado vai muito além de ser uma peça luminosa decorativa.

Ficou curioso. Quer aprender um pouco mais? Então, vamos lá!

Surgimento do Barber Pole: o que a história nos conta?

barber-pole-barbe-shop-curso-barbeiros

Os barbeiros nem sempre cuidaram apenas dos cabelos e das barbas. Tão pouco, as barbearias eram reservadas somente para os tratos com a aparência ou tinham o status de espaços de lazer com cerveja, jogos e bons amigos. 

Há alguns séculos, estes ambientes eram considerados locais para cuidar da saúde. Durante muito tempo, os cirurgiões barbeiros atuaram dividindo as atenções entre seus serviços convencionais e pequenas cirurgias, extrações dentárias, sangrias e trepanações.

Naqueles tempos, as trepanações não tinham o mesmo olhar terapêutico de hoje. Muitas vezes, o procedimento era realizado com o objetivo de eliminar maus espíritos e demônios do corpo do paciente.

Após cada atendimento médico, os barbeiros costumavam pendurar as ataduras utilizadas em postes giratórios que ficavam em frente às barbearias. À medida que o vento batia, o sangue escorria e transformava o que era branco em vermelho. Bem, pelo menos é isso o que dizem por aí…

Segundo historiadores, o Barber Pole nasceu por volta de 1.200.

Daí surgiu a ideia da representação. Nos idos da Idade Média, o analfabetismo era muito presente nas sociedades. Por esta razão, era comum a identificação dos locais por símbolos e desenhos.

Para aprofundar-se um pouco mais no assunto, que tal ler um conteúdo muito completo? Nós pesquisamos para você, e redigimos um artigo riquíssimo sobre a história da barbearia

Porém, antes de você dar uma passadinha por lá, vamos ao que interessa neste post. 

Significados para as cores do Barber Pole

cores-poste-de-barbeiro

Existem algumas teorias a respeito da escolha das cores que ornamentam o Barber Pole ou “poste dos barbeiros”. 

VERMELHO

  • Faz a alusão à atadura ensanguentada;
  • Pode ser interpretado como o sangue arterial, por sua característica bem viva.

BRANCO

  • A cor do poste onde as ataduras eram penduradas;
  • Reproduz as gazes limpas e jalecos dos profissionais;

AZUL

  • Retrata o sangue venoso, mais escuro e com fundo azulado;
  • Pode ter sido inserido pelos norte-americanos, para homenagear a bandeira dos Estados Unidos.

Entretanto…

Há também quem diga que os poles azuis e brancos mostravam ao público que o barbeiro não era versado em cirurgia. 

Em menor escala, você ainda pode encontrar Barber Poles que combinam o vermelho e o branco. Contudo, mundo afora, é muito comum mesmo observar o trio de cores que é, considerada por muitos, uma criação norte-americana. É o caso das barbershops e das barbearias tradicionais brasileiras.

Os materiais que compõem o barber pole…

… também têm interpretação. Os metais encenam as bacias utilizadas nas sangrias e demais materiais usados durante os procedimentos.

Além disso, o próprio poste também pode simbolizar os objetos aos quais os pacientes agarravam-se para suportar as dores.

O maior Barber Pole do mundo está…

maior-barber-pole-do-mundo-curso-barbeiros

… por acaso, nos Estados Unidos, em uma cidade do Estado do Oregon chamada Forest Groove. A popularidade dos barbeiros é tão alta por lá, que foi construído um Barber Pole de 22 metros de altura para homenageá-los. 

Você faz parte da nossa história!

Você conhece outras histórias curiosas sobre a barbearia? Compartilhe conosco aqui nos comentários. 

E se você ama esse universo tanto quanto a gente, não deixe de conhecer o nosso curso de barbeiros. Experimente essa aula grátis. Após assistí-la, certamente você vai querer fazer parte do time dos barbeiros mais inteligentes e bem sucedidos do País.