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Cliente chato em sua barbearia: como lidar?

É muito comum o Felippe Caetano receber dúvidas de barbeiros sobre como lidar com o cliente chato. A pauta ganhou tal dimensão, que ele resolveu conversar sobre ela com os seguidores lá no Youtube.  

Você também tem dificuldades? Chegou ao artigo mais rico em dicas que o Google poderia lhe indicar. 

Alguém lhe disse que atender pessoas é fácil? São diversas personalidades, todas muito divergentes e com necessidades distintas. Outra questão que as diferencia, é a capacidade de criticar. Algumas são mais atentas, outras nem tanto.

Mas como distinguir quem é chato daquele que está ali para extrair o seu melhor?

CLIENTE CHATO X CLIENTE EXIGENTE

Existem duas perspectivas possíveis: seus clientes são chatos ou exigentes? Reflita com base nas considerações a seguir.

O cliente chato é aquele que não deixa você fazer o seu trabalho direito. Ele levanta para conferir tudo o que você faz, mexe em seu material de trabalho e demonstra não confiar no seu trabalho. 

o exigente quer tudo perfeito. É detalhista. A tendência, do ponto de vista profissional, é que esse tipo de pessoa lhe faça evoluir. Com ela, você entra em uma zona um tanto segura no quesito “indicação”, o que é ótimo para a reputação do seu negócio. Uma vez agradado, ele voltará a sentar-se em sua cadeira em breve, além de falar bem de você em seu círculo de convivência. 

Percebeu o grande ciclo que começa a se formar?

SEJA FIRME COM O CLIENTE CHATO

É uma péssima ideia achar que o cliente chato pode fazer o que quiser dentro de sua barbearia. A firmeza está entre as características de um profissional de excelência.

Eis os motivos para não admitir tal invasão:

  • Maquinário é delicado. Deixar nas mãos de quem não sabe manuseá-lo é arriscado;

  • A organização da bancada é totalmente sua. Não permita que baguncem o seu espaço;

  • Seus produtos são investimento. Neste contexto, apenas você sabe as quantidades a serem aplicadas;

Entretanto, cuidado! Há diferenças entre deixar uma regra clara e ser grosso. Fique atento!

O que não pode acontecer é o desrespeito. Diálogo é tudo, para qualquer situação.

Converse com o seu cliente e explique as razões para essa restrição. Demonstre as falhas que podem ocorrer e o quanto estas atitudes atrapalham. Faça-o sentir-se confortável, deixe-o seguro de que você dará o seu melhor e estabeleça um relacionamento bacana. Um bom atendimento de ponta a ponta também faz parte do processo.

E se nada disso funcionar? COLOQUE NA CONTA DO CLIENTE, SEM MEDO! O FAMIGERADO “EU LHE AVISEI” É EXTREMAMENTE ADEQUADO NESSA SITUAÇÃO!

O FELIPPE FALA MAIS SOBRE O TEMA NO VÍDEO

Lá no Youtube, o Felippe Caetano mantém um canal recheado de informações preciosas sobre a carreira do barbeiro, dicas de técnicas e muito mais. E sabe o que é o melhor? É tudo free. 

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Agora dê o play no vídeo abaixo, e veja todas as dicas do Felippe sobre esse assunto tão importante.

O CANAL DÁ SUPORTE, MAS O CURSO É A SUA FONTE PRINCIPAL DE EVOLUÇÃO

Você sabia que o Felippe é professor de barbearia? Assista esta aula grátis, e tenha uma ideia do profissional incrível que você poderá se tornar.

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