Como atender os clientes na barbearia-curso-de-barbeiros-webshare

Como atender os clientes na barbearia?

Um bom atendimento é o segredo por trás de muitos negócios de sucesso e, no mundo dos barbeiros profissionais não seria diferente. A verdade é muitos apostam tanto nos detalhes do espaço e esquecem de estudar o principal, que é como atender os clientes os clientes na barbearia.

Pensando nisso, separamos algumas dicas poderosas para ajudar você e atender os clientes da melhor forma possível e, assim fortalecer seu negócio e sua carreira.

Confira!

As principais dicas de como atender os clientes na barbearia

# O poder do nome

Sim, tratar o cliente pelo nome é poderoso. Ao utilizá-lo, você demonstra que se importa com aquela pessoa, que ela é única e não somente mais uma na lista de espera. Isto cria o primeiro laço entre você, barbeiro, e o cliente.

Cuidado, no entanto, com a superficialidade: o que vale aqui é ser sincero e mostrar que você realmente está envolvido ali. Além disso, antes de chamá-lo pelo nome confirme a pronúncia ou pergunte se ele prefere ser chamado por algum apelido.

# Seja empático

O segredo de um bom atendimento está na empatia que você é capaz de ter e demonstrar ao seu cliente. Saiba ouvir, comentar, perguntar…realmente estar presente na conversa e mostrar seu interesse no assunto.

Cada pessoa tem sua história, perfil e meio de se comunicar. É preciso estar pronto para tudo. Muitos gostam de desabafar, outros preferem não falar, ou ainda há aqueles que preferem falar de amenidades. Respeite isso!

# Cuidado com a espera

Ninguém gosta de esperar, isto é um fato. Mas, em locais de atendimento como nas barbearias, pode ocorrer que você se alongue em um atendimento e prejudique os demais. Imprevistos acontecem, é claro, mas monitorar o seu tempo de execução para saber quando marcar o próximo é fundamental.

A regra é que os seus clientes esperem pelo menor tempo possível. Ou, caso seja inevitável alguns minutos de ócio, pense em formas de amenizar isto, oferecendo uma televisão com algo interessante passando, uma cerveja ou café…enfim, contorne a situação da melhor forma possível.

# Nunca fale mal de um cliente na frente do outro

Conversar com os clientes é importante, mas tudo tem limite. Isto é: jamais fale mal de um cliente para outro. Por mais que existam problemas e eles sempre irão existir, parte da sua integridade enquanto profissional é respeitar as pessoas.

Não é ético nem mesmo discutir isto com outros profissionais sobre esses problemas, menos ainda com os clientes. Tome cuidado, por mais que você seja íntimo, não comente informações pessoais.

# Escute as reclamações

Por fim, uma das dicas mais poderosas de como atender os clientes na barbearia é escutar as reclamações. Nada é mais valioso do que uma crítica construtiva. Por vezes, você está empenhado em um método de atendimento, porém ele não é eficaz.

Saiba ouvir e crescer a partir das críticas, sugestões e reclamações. Muitos profissionais acabam levando estes comentários para o lado pessoal, mas lembre-se: tudo que faz você crescer é útil e poderoso. 

Você utiliza algumas dessas técnicas na sua barbearia? Se sim, deixe nos comentários sua experiência de atendimento. Caso não, compartilhe como é feito esse contato com o cliente na sua barbearia!

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