primeira-tesoura-curso-de-barbeiros

Primeira Tesoura: 3 dicas que irão descomplicar sua compra

Você está começando na profissão e, provavelmente, está cheio de dúvidas sobre os materiais nos quais deve investir para começar a atuar no mercado, certo!? Por falta de dicas, ao comprar a sua primeira tesoura, o Felippe Caetano errou feio. E claro que ele não quer que isso aconteça com você.

É justo falarmos do assunto, já que essa é a dificuldade da maioria dos barbeiros iniciantes. A verdade é que, sem a devida orientação, realmente fica muito difícil escolher o equipamento que mais se adequa ao seu perfil de trabalho. O mercado oferece inúmeras opções tanto em termos de preços, quanto de design.

Utilizando o material certo, além de evitar prejuízos, a aplicação das técnicas fica muito mais fácil. Não há dúvidas!

Ao sair desta leitura com as instruções do Felippe em sua memória, você irá “tirar de letra” o que para muitos é uma árdua tarefa. Vamos lá!?

Dica 1 – Para comprar sua primeira tesoura, preste atenção no fio…

E depois olhe para a sua carteira.

Os fios de uma tesoura de barbeiro resumem-se a dois tipos: navalha e laser. Vamos entendê-los:

O fio navalha proporciona uma finalização mais limpa e bonita, quando a tesoura possui alta qualidade. Quando a escolha é por um equipamento inferior, geralmente, o barbeiro não consegue trabalhar com ele. 

Isso não acontece com o fio laser. Em um corte reto, por exemplo, uma ferramenta de menor excelência, cumpre com o seu papel, mesmo que o profissional encontre maior dificuldade.

Concluindo…

cifrao-primeira-tesoura-curso-barbeiros1

Seu bolso é quem manda!

Se você estiver com pouco dinheiro para comprar sua primeira tesoura, escolha o fio laser. 

Entretanto, se puder pagar um pouco mais caro focando em qualidade, com certeza, escolha o fio navalha. Com esse último você ganha na texturização e, em grande parte dos casos, ele é versátil o suficiente para cumprir – também – com o papel de um fio laser.

Dica 2 – Para comprar sua primeira tesoura, considere o tamanho

Ele vai depender de sua evolução.

Para um barbeiro iniciante, manusear uma tesoura extremamente longa não é nada simples. Isso ocorre porque o profissional precisa sentir como se ela fosse uma extensão de seu braço. 

E, no início, é bem possível que a mão que não utiliza o equipamento sofra ferimentos na hora de manipular a mecha do cabelo. Acredite, é fácil ficar atrapalhado.

Objetivamente: a sua primeira tesoura deve ter entre 5,5 e 6,0 polegadas. 

Com o tempo, você encontrará aquela que irá se adaptar melhor a sua forma de trabalhar.

Dica 3 – Para comprar sua primeira tesoura, conheça os tipos que existem

Muita gente não costuma observar as opções.

ANATÔMICA OU RETA? Em que elas se diferenciam?

Uma tesoura anatômica tem os elos (onde os dedos do barbeiro se encaixam) em posições diferentes – que podem ser mais próximas ou distantes. Já nas ferramentas regulares ou retas, eles ficam dispostos na mesma altura.

Neste caso, não existe certo ou errado. Vai do gosto do barbeiro. Ao comprar a sua primeira tesoura, experimente e sinta o que lhe deixa confortável, esse é o melhor conselho que podemos dar nesse tópico.

PORTANTO, CUIDADO! NUNCA ESCOLHA SOMENTE POR BELEZA.

O Felippe explica melhor essas teorias neste vídeo

Assista esse conteúdo completo no Youtube. Basta dar play aqui embaixo. 

No canal do Felippe Caetano você encontra, inclusive, muitas outras dicas a respeito do mundo da barbearia e sobre como tornar-se um profissional bem-sucedido. Não deixe de segui-lo. Além disso, ative as notificações para receber os conteúdos mais recentes, onde você estiver.

Agora que você aprendeu um pouco mais…

Está na hora de matricular-se no curso de barbeiros mais completo do Brasil. Você assiste as aulas online, em qualquer tela, no tempo que você quiser.

Quer uma prova do que você encontrará por lá? Experimente esta aula totalmente gratuita. Esperamos por você!