barbeiro-iniciante-ou-experiente-curso-de-barbeiros

Barbeiro iniciante ou experiente: qual é a melhor opção para contratar

Os negócios estão crescendo e você precisa contratar mais um profissional para a sua barbearia. Entre tantas excelentes opções que o mercado oferece, surge uma dúvida difícil de sanar: é melhor optar por um barbeiro iniciante ou experiente?

A escolha de um time de sucesso é complexa, sem dúvidas. E você não quer errar, certo!? Afinal de contas, o processo é árduo e tomar uma decisão ruim pode sim trazer alguns prejuízos alarmantemente extensos.

É de nosso costume ajudá-lo a resolver esses pepinos, caro empreendedor. E hoje não será diferente. Que tal analisarmos juntos os prós e contras de cada perfil? Quem sabe assim as coisas ficam um pouco mais claras por aí.

Siga com a gente e aproveite o aprendizado! 

Para entender se você precisa de um barbeiro iniciante ou experiente, foque em seus objetivos

Existem alguns fatores a serem analisados, antes de realizar a contratação de um barbeiro iniciante ou experiente. 

No mundo dos negócios, por uma questão de sobrevivência, ninguém gosta de correr riscos. Entre diversos outros aspectos, a seleção de pessoas que integram a equipe de colaboradores pode sim impactar na imagem de uma empresa. 

Há uma explicação razoável para isso:

Automaticamente, nosso cérebro ativa sentimentos agradáveis ou não quando lembramos de uma marca. Dependendo da sua reputação e do envolvimento pessoal que temos, é provável que em seguida sejamos tomados por um destes dois impulsos: continuar com o relacionamento ou procurar a concorrência.

Portanto, a prosperidade é sempre resultado da vivência proporcionada ao cliente. 

Então, o que você precisa analisar em um perfil?

Olhe além do portfólio. Quem é o indivíduo por trás da técnica? Teste seus candidatos e observe:

#1

Você vai contratar um pessoa que terá que lidar COM PESSOAS. Então ela precisa gostar disso e saber fazer um bom atendimento pré e pós serviço. 

#2

A postura é outro aspecto importante. Experiente ou iniciante, o barbeiro precisa entregar ao cliente segurança. 

#3

Além disso, estude como o candidato lida com os colegas. É amigável? Auxilia nas dificuldades? Contribui para o crescimento de todos? 

Ou seja…

Você quer seres humanos, e não robôs, certo!? As características e personalidades contribuem muito. Pontos fortes podem somar à equipe, pontos fracos podem ser melhorados. 

No entanto, há alguns fatos que não podemos deixar de colocar quando comparamos barbeiros iniciantes ou experientes:

INICIANTES

  • Ainda não formaram sua clientela. A primeira barbearia será o ponto de partida;
  • Podem ser proativos e, geralmente, são moldados facilmente ao perfil de atendimento da barbearia;
  • Conhecem muita teoria, mas ainda não são experts em técnicas diversificadas. Isso pode dificultar as coisas;
  • Recém saídos da escola de barbeiros, têm sede de aprendizado e querem muitas oportunidades para aprender na prática;

EXPERIENTES

  • Barbeiros com nome no mercado tendem a levar clientes por onde forem;
  • Provavelmente, têm vícios de trabalho que podem não corresponder ao perfil da barbearia;
  • Já aplicaram diferentes técnicas ao longo da carreira, sendo versáteis o bastante para atender aos diferentes perfis de público;
  • Por saberem várias técnicas, podem achar que o conhecimento adquirido já está suficiente;

Evidentemente, essas são característica generalistas. Um barbeiro inexperiente é capaz de aprender muito rápido e tornar-se um grande profissional em poucos meses. Assim como alguém mais antigo na área pode sentir a necessidade de estar sempre renovando suas competências. 

Em uma boa conversa, você certamente conseguirá identificar quem está mais apto a assumir a vaga e brilhar com o seu time. 

Barbeiro iniciante ou experiente: treinamento é importante

barbeiro-iniciante-ou-experiente-perfil

Agora vamos tocar em um outro ponto, crucial para que um barbeiro iniciante ou experiente encaixe-se perfeitamente na sua equipe. Que tipos de treinamentos sua empresa costuma oferecer?

Cada negócio tem seu padrão de trabalho. Portanto, todos devem receber as mesmas orientações e capacitações. E não estamos falando de técnicas aqui. Vai muito além. Claro que cursos de aperfeiçoamento e estar ligado nas tendências é importante também. Falaremos do assunto no próximo tópico. 

Todavia, deixe seu time interessado no reconhecimento da marca pelo atendimento ao cliente, pela qualidade de seus profissionais e produtos, e pela autoridade no segmento. Torne-o um replicador de sua reputação e incentive-o a participar constantemente do marketing. Faça-o ter o sentimento de pertencimento. 

Barbeiro iniciante ou experiente precisa de constante evolução

Encoraje os profissionais de sua equipe a desenvolverem-se frequentemente. Todo bom empreendedor quer contar com colaboradores atualizados e muito capacitados.

Nosso curso de barbeiros online é a melhor escolha, gestor. Chame seu time para assistir essa aula grátis, e dê o empurrãozinho que ele precisa para ser gigante.