cuidados-com-a-barba-tudo-o-que-voce-precisa-saber-em-um-guia-completo-felippe-caetano-webshare

Cuidados com a barba: tudo o que você precisa saber em um guia completo

Admita, você chegou até esse post porque quer ser um barbudo de respeito. Ou ainda, tem a intenção de firmar-se como o barbeiro mais bem informado sobre cuidados com a barba do Brasil. Com os nossos cumprimentos, garantimos a você que a escolha por nosso conteúdo não poderia ser melhor.

Com o intuito de fazer de você um perito no assunto, revelamos todos os segredos. Entre boas práticas e aplicação de produtos, explicamos tudo o que você precisa saber, tim-tim por tim-tim.

Vem com a gente aprender a alinhar a barba e lance tendências.

Cuidados com a barba: produtos recomendados

Pegue sua caneta e bloco de notas, copie esse texto e cole nos lembretes do celular, ou adicione na sua lista de desejos do seu marketplace ou e-commerce predileto. Não importa o meio de sua preferência. A regra é clara: quer ser barbudo, acostume-se com um ritual de cuidados.

Agora é hora de prestar atenção e montar seu kit. Confira:

  • Lâmina para barbear;

    Responsável por dar contorno e design à barba. Caso você não domine a técnica, visitar um barbeiro é o ideal para não errar.

  • Esfoliante para a pele;

    Uma pasta esfoliante é uma boa pedida para remover as células mortas do rosto e manter a saúde dos fios.

  • Espuma para barbear;

    Diminui o atrito da lâmina com a pele.

  • Shampoo próprio para barba;

    Remove resíduos sem deixar ressecar a pele, promove limpeza sem retirar a oleosidade natural, e potencializa o resultado de outros produtos.

  • Condicionador adequado para os pelos;

    Sela as escamas dos fios, deixando-os mais macios e alinhados.

  • Hidratante facial;

    Esses cremes específicos para o rosto não são somente coisa de mulher. Os homens que querem assegurar uma pele viçosa, com aspecto bonito, preocupam-se com a hidratação.

  • Óleo para barba;

    Excelente opção indicada para barbas longas e cheias. Promove hidratação e reduz o aspecto desalinhado dos fios.

  • Balm;

    Indicado para todos os tipos de barba. Dá acabamento, hidrata e facilita a modelagem.

  • Pós-barba;

    Ajuda na cicatrização daquele corte que, inevitavelmente, ocorre em um momento ou outro;

  • Cera de bigode;

    Auxilia no volume e hidratação, além de possibilitar a criação de um visual estiloso.

  • Pente e tesoura.

    Manter os fios penteados é fundamental. Ter à mão uma tesourinha para aparar aquele “fiozão” que cresceu descontroladamente, também é uma boa.

  • Secador;

    Em temperatura baixa ou fria. Ele ajuda no controle do volume. Utilize sempre de cima para baixo, com o auxílio de uma escova de cerdas duras.

Dica Extra:

Você pode utilizar o óleo e o balm juntos, sem problemas. Enquanto o óleo tem a função de hidratação, o balm controla os fios que insistem em ficar rebeldes.

Cuidados com a barba curta

Essa é uma fase na qual os pelos estão em constante crescimento. Durante esse processo, é comum surgirem irritações e muita coceira. Manter o rosto sempre limpo e hidratado é uma lei para qualquer homem que decide entrar para o time dos barbudos.

Cuidados com a barba longa

À medida que cresce, a barba vai ficando mais exigente. O motivo para isso é a distância do pelo da hidratação natural da pele. Ou seja, caso você queira adotar esse visual, precisa adicionar à sua rotina de cuidados o shampoo e o condicionador específico e um extra de óleo de barba.

Não tem nada mais constrangedor do que aparentar desleixo e falta de higiene.

Cuidados com a barba rebelde

O crescimento da barba não é linear e ocorre em velocidades diferentes. Para impedir aquela aparência de “mendigo”, mantenha  os fios aparados. Inclusive, dessa forma, você adicionará volume ao visual. O uso de balms e óleos também é inimigo do aspecto desgrenhado.

Não seja pego desprevenido: para cada situação, uma solução

Falhas na barba

Estamos falando de autoestima. Os homens o-d-e-i-a-m as falhas, razão pela qual desistem de deixar os pelos crescerem. Seja por herança genética, maus cuidados ou inúmeros outros fatores. Para ter certeza dos motivos, a atitude a ser tomada é procurar um dermatologista. Não saia aplicando qualquer produto, com promessas milagrosas.

Com os exames certos, o médico conseguirá aplicar o tratamento adequado e sua barba poderá crescer saudavelmente.

Através de alguns truques, os barbeiros também poderão lhe ajudar, mascarando as falhas que tanto lhe pertubam.

Coceira e Descamação

Ambas são comuns e você precisa lidar com isso. A coceira ocorre em razão da baixa umidade da pele. Acontece que o pelo demanda muita oleosidade natural, o que deixa a região da barba ressecada. O resultado disso são dolorosas feridas e a indesejada descamação, muitas vezes interpretada como caspa.

Para evitá-las, você precisa parar imediatamente de usar shampoos convencionais e sabonetes inapropriados. A pele do rosto não é igual ao couro cabeludo, sendo infinitamente mais sensível. É exatamente por isso que você precisa redobrar o cuidado, evitando sofrimentos desnecessários.

Pelos encravados

Eles incomodam, são dolorosos, e deixam a pele com uma aparência avermelhada. Os pelos encravados ocorrem em decorrência das células mortas que ficam presas ao redor dos fios, o que atrai gordura. A solução para isso é esfoliar e hidratar a pele constantemente.

Suor excessivo

Muita gente pensa que a barba só aumenta o calor. Isso pode ou não ser verdade. Sabia que, inclusive, ela pode diminuir essa sensação? Por incrível que pareça, os pelos da barba podem ser grandes aliados na hora de expulsar o suor do rosto.

Mau cheiro

Essa é fácil e apostamos que você até imagina o que fazer. É a boa e velha HIGIENIZAÇÃO. A pele ressecada e a excessiva produção das glândulas sebáceas também são fatores que podem provocar mau cheiro. Utilize produtos adequados e mantenha os fios sempre limpos.

Barba e Sol

Está planejando ir à praia? Priorize o cuidado com a barba antes do contato direto com o sol. Retirá-la depois de um dia dedicado ao bronzeado pode deixar seu rosto manchado, pois os pelos também protegem contra os raios ultravioletas e dificultam a pigmentação provocada por eles.

Cuidados com a barba antes ou depois do banho?

O orçamento apertou, você precisa alinhar a barba e decidiu fazê-la pessoalmente. Agora vem a dúvida que não quer calar: qual é o momento adequado, antes ou depois do banho?

Sejamos diretos: DURANTE ou LOGO APÓS são as atitudes corretas. É que a água morna ou quente abre os poros e facilita a retirada dos pelos.

Você também pode aplicar compressas de toalha quente por 30 segundos.

Cuidados com a barba: umidade jamais, principalmente dormindo!

Use uma toalha ou, preferencialmente, um secador em temperatura fria. Evite a proliferação de fungos e bactérias. Você certamente não quer esses intrusos na sua barba.

Cuidados com a barba: deixa ela crescer!!!

Barbudos são tendência. Isso é um fato. Você cansou da cara lisa e agora resolveu mudar o visual?  A missão é válida, porém você precisa se habituar a essa nova realidade. Caso não entenda nada de barba, busque um profissional para orientá-lo e invista em produtos para deixá-la com uma aparência elegante e limpa.

QUER TRANSFORMAR TODO O CONHECIMENTO DE HOJE EM PROFISSÃO?

A sua melhor oportunidade está aqui. Conheça o nosso curso de barbeiros online. Estamos há três anos no mercado, com a missão de formar profissionais talentosos e inteligentes. Entre em contato conosco e matricule-se.