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Empreendedorismo na área da barbearia: 14 dicas para você começar

No mundo moderno, um dos maiores anseios dos homens é encontrar o ambiente adequado para ter um momento para cuidar de si. Durante algum tempo, especialmente no Brasil, os salões unissex eram as suas únicas alternativas, o que não tornava esses os seus locais preferidos para frequentar. Percebendo a necessidade de mudança nesse cenário, é que o empreendedorismo na área da barbearia ganhou asas.

Desde o início dos anos 2000, o mercado da beleza já vem percebendo o enorme potencial do trabalho com barba, cabelo e bigode. E está indo além. Hoje, o segmento gera grandes oportunidades, sendo uma ótima opção de investimento tanto em serviços, quanto em produtos.

Além de tudo isso, o grande diferencial do nicho de barbearias é a experiência que proporciona aos seus clientes. Muito mais do que alinhar barbas e deixar cabelos “na régua”, os homens querem espaços para distração e relaxamento.

O boom do empreendedorismo na área da barbearia

Dando um pulinho no passado, é possível notar grande semelhança da atualidade com as barbershops do início do século XX, negócios que captavam pessoas de todas as classes, especialmente nos Estados Unidos. Retrocedendo um pouquinho mais, lá na Grécia e na Roma antiga, era comum esses estabelecimentos serem considerados locais para socializar e de cura do corpo e da mente.

Depois da chegada das barbershops, o segmento ficou esquecido por um bom tempo, voltando à tona no começo do novo milênio. Desde então, já se passaram quase 20 anos, e o mercado está cada vez mais aquecido.

Dados da Global Industry Analysts Inc, publicados em 2018 e apresentados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), afirmam que o mercado global masculino deve duplicar o crescimento e valerá US$ 43,6 bilhões até 2020. A entidade ainda revela que o segmento está a pleno vapor, com a abertura constante de novas barbearias. 

O setor é bastante promissor e deve continuar em ascensão.

É por isso que esses espaços recebem investimento em decoração e serviços especializados e sofisticados. Além disso, tornaram-se referências para descontração e happy hour. Bar, jogos como sinuca, tiro ao alvo e videogame, além de transmissão de esportes através da televisão, deixam os locais apropriados aos encontros com os amigos.

Junto com o boom do mercado, e seu crescimento constante, as necessidades de especializações também aumentam. A capacitação profissional na área é importante para manter-se competitivo. 

Inovações, retorno financeiro e a procura cada vez mais intensa dos consumidores por novas tendências, são aspectos decisivos e fundamentais para essa expansão que apresenta resultados muito satisfatórios.

Empreendedorismo na área da Barbearia é uma tendência e voltou para ficar

Porém, não é fácil fazer empreendedorismo na área da barbearia. Basicamente, um aspecto fundamental está atrelado à decisão de investir no negócio: a capacidade de aguardar.

Sim, O TEMPO é o que faz toda a diferença. Até mesmo para as franquias, enraizar ponto e criar clientela não são coisas que acontecem de uma hora para outra, da noite para o dia. São necessárias boas doses de paciência e persistência.

Como em qualquer negócio, uma barbearia bem-sucedida conta com planejamento e estratégia. Quando mal administrado, qualquer empreendimento tende a não dar certo.

14 dicas para você empreender na área da barbearia

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#1 Escolha uma equipe que tenha o perfil do seu negócio;

#2 Faça promoções que agradem e que chamem novos clientes;

#3 Caso você trabalhe sozinho, lembre-se sempre que o investimento no seu negócio vai desde a estrutura e atendimento oferecidos, até uma especialização cada vez maior em técnicas diversas;

#4 Técnica é necessária, porém, surpreendentemente, não é o ponto-chave para o sucesso de um barbeiro. A postura e o atendimento prestado são sua mina de ouro e fatores essenciais para a fidelização do público;

#5 Crie um bom padrão de atendimento, para que sua marca seja reconhecida e procurada por essa forte característica;

#6 Valorize os pontos fortes de cada barbeiro de sua equipe e trabalhe junto a eles na melhora dos pontos fracos. Isso é liderança;

#7 Caso trabalhe com agendamento, treine os profissionais para atender cada serviço no tempo estipulado. Afinal, a hora marcada valoriza o tempo do cliente que não pode ficar esperando;

#8 Cadeira vazia não significa que seu trabalho não é qualificado. Apenas que você está construindo a sua reputação e aos poucos está se tornando conhecido. Dê tempo ao tempo;

#9 Atualize-se constantemente sobre as tendências para o nicho, trace estratégias para alcançar um público maior (on e offline), procure boas oportunidades para crescer;

#11 Faça uma comunicação transparente, tanto com clientes, quanto com os barbeiros associados ao seu negócio;

#12 Esteja presente nas redes sociais, divulgue o trabalho da sua marca e invista em marketing digital;

#13 Vá além de oferecer serviços de barbearia. Mais que itens de entretenimento inerentes às barbershops, seus clientes querem uma boa bebida e esperam que você tenha à disposição para venda aquele produtinho para barba e cabelo que ele não vive sem;

#14 Cuidado com os prejuízos. Precificação errada ou tempo mal administrado significam perda de dinheiro e uma barreira intransponível para o crescimento. Observe o mercado, analise e ponha em prática mudanças necessárias para o sucesso.

O Segredo do sucesso da barbearia é…

… o ambiente.

Equipe e clientes precisam sentir-se bem naquele local. Você consegue imaginar que sua barbearia estará cheia caso não ofereça uma sensação de prazer? 

Preocupe-se com a gestão do clima. Seu alvo deve ser a satisfação de ambos os lados. 

Proporcione um ambiente de descontração, alívio de ansiedades, relaxamento e diversão. Seja exigente com a qualidade do trabalho, mas construa a imagem de um relacionamento leve com todos os envolvidos no seu negócio. 

Franquias são excelentes para o empreendedorismo na área da barbearia

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As franquias são bons exemplos de sucesso. E no mundo da barbearia, o prestígio destes locais têm um peso enorme na hora da escolha do cliente. 

Podem ser ótimas opções para quem quer empreender na área da barbearia. O investimento inicial, normalmente, é um pouco mais alto, entretanto, a relação custo x retorno costuma ser muito satisfatória.

Para a escolha da rede, atente-se aos detalhes que são os seus diferenciais. Aquelas marcas que têm a ver com o seu perfil como gestor, e com as quais você concorda em termos de filosofia e políticas, são as mais adequadas. Observe, também, a temática, a identidade, o suporte da franqueadora, o layout do espaço e como se dá o treinamento da equipe para aquele padrão.

Empreendedorismo na área da barbearia: como começar a divulgar o trabalho?

A tecnologia ajuda a fazer empreendedorismo na área da barbearia. E a comunicação é a principal arma de um negócio bem administrado.

Sua barbearia precisa estar na vida das pessoas, através das redes sociais e aplicativos de conversa instantânea.

Crie perfis no Instagram e Facebook, faça postagens diárias, divulgue promoções e novidades em seus stories, construa um relacionamento próximo do seu público online. 

Outra boa opção para ganhar visibilidade é anunciar em mídias pagas. Os links patrocinados são estratégias eficazes para atingir aqueles públicos que ainda não lhe conhecem ou tornar suas promoções um sucesso.

Esteja presente também no Google Meu Negócio, para que seus clientes possam encontrá-lo a partir de uma pesquisa no motor de busca.

Empreendedorismo na área da barbearia: quem pode lhe ajudar a começar?

Você tem que estudar. Técnicas novas, tendências para o segmento e negócios.

Procure desenvolvimento constante!

Para aprender a ser um barbeiro completo, que entrega um trabalho de excelência do pré ao pós atendimento, o curso de barbeiros do Felippe Caetano é a melhor opção do mercado. Inclusive, ele é um dos maiores youtubers da área e entrega muito conteúdo valioso para seus seguidores. 

Para entender o empreendedorismo na área da barbearia e começar com o pé direito, procure o Sebrae da sua região. Aprendendo com eles, o seu negócio ganhará destaque no mercado empresarial e você se tornará um grande gestor.