higiene-da-pele-masculina-curso-de-barbeiros

Higiene da pele masculina: o guia das boas práticas

Muitos homens ainda acham que a preocupação com o aspecto e saúde da pele é exclusividade feminina. Entretanto, na realidade, esse mito precisa acabar urgentemente. Rotina de cuidados nem deveria ser definida por gênero. Ao contrário, por suas características que contribuem para maior produção de suor e sebo, a higiene da pele masculina torna-se ainda mais necessária.

É por estas e outras razões que hoje falaremos desta prática fundamental. Queremos, com isso, banir de vez todos os preconceitos. Vamos lá!?

VOCÊ SABE QUAL É A FUNÇÃO DA PELE?

Não queremos lhe dar uma aula de medicina. Aliás, nem temos conhecimento adequado para tal coisa.

Nosso papel é nada menos que lhe convencer a promover uma mudança nos seus conceitos sobre a importância destes cuidados. Para começar, você precisa saber qual é o papel da pele para o funcionamento do corpo humano.

#1 Síntese de Vitamina D e reserva de energia.

É na epiderme que fica o maior reservatório de energia do organismo. Ao mesmo tempo, a vitamina D tem um importante papel para a absorção do cálcio através da alimentação.

#2 Adeus toxinas;

Através do suor (água), a pele manda embora toxinas e demais resíduos que não são benéficos à saúde.

#3 Alívio para calor e frio;

Seus mecanismo permitem regular a temperatura do corpo, para que tudo funcione perfeitamente. 

#4 Responsável pelas sensações imediatas;

Através de estímulos nervosos, a pele capta sensações de dores ou pressão, por exemplo, imprescindíveis para o corpo entender o ambiente no qual está inserido.

#5 Escudo contra os males;

Ela impede a penetração de substâncias indesejadas, dos raios ultravioleta e protege os órgãos internos .

#6 Sem ela, a sobrevivência não seria possível;

Isso mesmo, a pele é vital. Nem todo mundo sabe, mas esse é o maior órgão que temos.

POR QUE DAR ATENÇÃO À HIGIENE DA PELE MASCULINA?

Na introdução deste artigo mencionamos algo muito importante: a pele masculina tem uma urgência maior de cuidados do que a feminina. Apesar disso, muitos homens ainda não levam a sério ou não conhecem essa importância.

Nestes casos, os barbeiros assumem uma função essencial: difundir a informação. Isso quer dizer que eles devem instruir os seus clientes a agirem corretamente, evitando os problemas desagradáveis resultantes de uma higienização precária, principalmente no rosto.

Existem, basicamente, quatro tipos de pele: oleosa, seca, mista e sensível. E para cada uma delas há produtos e tratamentos específicos. É claro que procurar um médico dermatologista para definir o melhor caminho é a dica de ouro que podemos dar.

Todavia, existem bons hábitos que podem auxiliar e encurtar o caminho para garantir a saúde. A limpeza diária, por exemplo, é uma grande aliada no combate às impurezas. 

ROTINA DE CUIDADOS: COMO FAZER A HIGIENE DA PELE MASCULINA NO DIA A DIA?

Água e sabonete não bastam. E o seu rosto merece maior consideração. Sempre que a preguiça bater, lembre-se: ele é o seu cartão de visitas. 

Uma pele mal cuidada prejudica a saúde e a autoestima. Acredite, ambas estão intimamente ligadas. Para qualquer pessoa, independente se homem ou mulher, é péssimo conviver com marcas de cravos, manchas e excesso de oleosidade

Os seguintes hábitos podem ajudar  a fazer a diferença. Confira as sugestões que preparamos. É só ir passando os slides abaixo para o lado:

Lavar o rosto, ao menos, duas vezes ao dia;

Nossa sugestão é antes de dormir e logo após acordar. Utilize sabonetes indicados para aplicação facial.

lavar-rosto-curso-barbeiros

Uso de tônicos adstringentes;

Eles minimizam os poros, auxiliam no combate à oleosidade, eliminam impurezas, refrescam, acalmam e suavizam a pele, aceleram a cicatrização e previnem a flacidez. 

tonico-adstringente-curso-barbeiros

Esfoliação semanal;

Essa prática não é indicada para uso diário. Quando aplicadas em excesso, substâncias abrasivas podem machucar a pele do rosto. O jeito certo é fazê-la uma ou duas vezes na semana. Essa é uma poderosa arma contra o aparecimento de acne. 

esfoliacao-higiene-pele-masculina-curso-barbeiros

Uso de máscaras faciais;

Sim, você leu corretamente! A zona “T” (testa, nariz, queixo e bochechas) pode carregar muita oleosidade. Algumas máscaras auxiliam a eliminar o excesso de sebo, cravos e espinhas.

mascara-facial-higiene-pele-masculina-curso-barbeiros

Hidratação com produtos adequados;

Para manter a pele viçosa, a etapa da hidratação não pode ser esquecida. Eles ajudam na textura e reduzem linhas finas e rugas. Ou seja, são grandes aliados da juventude do rosto.

hidratacao-masculina-curso-barbeiros

Proteção contra os raios ultravioleta.

Excesso destes raios no rosto é igual a envelhecimento e risco de câncer. Por este motivo, não esqueça de levar consigo um protetor facial e espalhá-lo na pele, ao menos, duas vezes ao dia. Isso é válido para dias de sol e de chuva, em todas as estações do ano, ok!?

protecao-solar-pele-masculina-curso-barbeiros

HIGIENE DA PELE MASCULINA: A BARBA

No caso dos barbudos, uma ótima prática é promover a esfoliação da pele antes de fazer a barba. Com a limpeza adquirida, não há o risco da navalha ou da lâmina adicionarem impurezas aos poros. Além disso, o ato de barbear torna-se muito mais fácil. Outros benefícios são a eliminação da pele morta, prevenção de rugas e circulação sanguínea ativa.

Após a retirada dos pelos, tenha o cuidado de reforçar o tratamento com hidratantes. Uma boa dica é a aplicação de óleos que, além de cuidarem dos fios, auxiliam no capricho com a pele.

QUANDO PROCURAR UM PROFISSIONAL?

Irritações, acne, manchas… 

Essas são razões consistentes para procurar orientação médica.  O ideal é não sair aplicando qualquer produto ou buscar tratamentos estéticos sem saber as causas. Aquela dica de um amigo, que só queria ajudar, pode significar uma futura dor de cabeça. Novamente, afirmamos: o dermatologista é o profissional adequado para sanar dúvidas e solucionar problemas.

HIGIENE DA PELE MASCULINA: LIMPEZA EM ESTÉTICAS

Serviços de estética devem ser procurados somente quando houver orientação. Primeiramente, deve-se investigar a reputação do local, como os instrumentos são manuseados e limpos, que tipos de produtos serão aplicados e a experiência dos profissionais.

Não se esqueça que trata-se do seu rosto. Nada disso é brincadeira, certo!?

Com tudo isso muito bem alinhado, contar com as clínicas estéticas pode ser uma grande arma para a higiene da pele masculina. Inclusive, algumas barbearias disponibilizam os serviços referentes a tais cuidados.

O mais importante, depois de tantas informações, é que você perceba o quanto vale à pena cuidar-se.

Gostou das dicas? Toda a semana trazemos conteúdos valiosos para o desenvolvimento dos barbeiros do presente e do futuro. Além disso, o Felippe Caetano está no Youtube, fazendo a diferença no mundo da barbearia.

Quer estudar para tornar-se um barbeiro excepcional? Temos as ferramentas certas em nosso curso de barbeiros online. Matricule-se agora!