homem de cavanhaque dicas para fidelizar clientes

Homem de cavanhaque: 6 dicas que deixarão seus clientes fidelizados

Uma oportunidade estilosa, para aqueles que convivem com a maldição da barba falhada. Enquanto barbeiro, você já deve ter ouvido centenas de reclamações de pessoas insatisfeitas, por não conseguirem deixar os pelos do rosto crescerem, sem parecer que montaram um caminho de rato. Porém, nada está perdido! Estamos aqui para provar que homem de cavanhaque é sempre tendência, independente da década em que estejamos.

Muitos famosos adotam a irreverência dos diversos modelos de cavanhaque. Acredite, tem para todos os gostos (ou possibilidades).

Mas antes de qualquer explicação, você sabe o que é um cavanhaque?

Um cavanhaque masculino caracteriza-se pela existência de pelos concentrados na região do queixo, que podem ou não estar conectados ao bigode. Além de ser versátil, a grande vantagem do estilo é a sua capacidade de adaptar-se aos diferentes formatos de rosto que existem, proporcionando harmonização e disfarçando imperfeições em muitos casos.

É uma maravilha poder mostrar autoridade aos seus clientes, com essa explicação técnica simples.

A popularização dos estilos de cavanhaque no mundo

Sabe quem começou com essa história de homem de cavanhaque? Ninguém menos que o imperador Napoleão III, da França. Mas a nomenclatura vem do sobrenome de um de seus generais, Louis Engène Cavaignac, que sequer adotava tal aparência. Então, por que o batismo vem dele? Ai, ai… Brasil.

Na verdade, o termo CAVANHAQUE é utilizado apenas aqui nas terras tupiniquins. Especula-se que houve uma confusão entre as imagens dos dois militares, o que levou o povo brasileiro a achar que Napoleão era Cavaignac, e daí apelidar o estilo. Com sua forte popularização, para que trocá-lo, né!?

Para saber:

Na França, por exemplo, o cavanhaque chama-se BOUC que, traduzido literalmente ao português, significa BODE.

Como fazer cavanhaque?

Aqui no blog sempre trazemos conteúdos que possam gerar aprendizados aos profissionais do nosso País. Afinal, esse é um espaço que conecta os barbeiros com o maior professor da área da barbearia que esse Brasil já viu. E a troca de conhecimentos é incrível. Inclusive, após a leitura desse artigo, você pode conhecer o curso de barbeiros online do mestre Felippe Caetano.

No entanto, agora, preste atenção no passo a passo que vai transformar a vida dos seus clientes como futuros homens de cavanhaque. 

1 – Primeiro vem a escolha do estilo

Isso vai depender também da forma como os pelos crescem. Para aqueles que têm muitas falhas, o ideal é que você mostre as opções. Caso não seja possível entregar o modelo de cavanhaque dos sonhos do cliente, faça sugestões pertinentes à realidade dele.

Aliás, falaremos dos desenhos de cavanhaque no próximo tópico.

2 – Acerte na simetria

Antes de começar os procedimentos, estude a simetria do rosto do cliente. Isso é importante para não retirar os pelos excessivamente.

3 – Tenha equipamentos ideais para desenhar cavanhaque

As ferramentas básicas são quatro:

  • Máquina de corte para barbas mais compridas, difíceis de tirar diretamente com a navalha;
  • Máquina de acabamento para desenhar e aparar fios sobressalentes;
  • Navalha para deixar tudo muito limpinho;
  • Tesoura para retirar os fios desgrenhados.

Uma dica para os principiantes: ao invés de usar a espuma, que tal usar o gel de barbear? Fica muito mais fácil visualizar o trabalho, e compreender onde é ideal fazer os cortes.

4 – Comece por onde sentir-se mais à vontade

Cada barbeiro tem seu estilo e a técnica que lhe deixa mais confortável. 

Tem gente que gosta mais de limpar primeiro, e há aqueles que preferem desenhar o cavanhaque para só depois passar a navalha. Bem, a ordem dos fatores não irá alterar o produto, mas apenas se você tiver propósito naquilo que está executando.

5 – Vá retirando os pelos aos poucos

Decidido o design, a decisão de tirar mais ou menos pelos é do seu cliente. Desta forma, vá devagar, sempre perguntando se ele quer um cavanhaque longo ou mais curto.

A conexão com a barba também merece atenção. Meça, ao menos, um dedo entre o canto da boca e o limite do cavanhaque nas laterais. Claro, se você fizer um dos estilos que contenham essa característica.

6 – Não adianta ir no barbeiro, se o homem de cavanhaque não consegue manter o estilo

Visando entregar um atendimento mais qualificado ainda, como bônus trazemos as dicas perfeitas para que você ensine seus clientes a manter o desenho de cavanhaque até a próxima visita à sua cadeira:

– Manter a região limpa, para o crescimento saudável dos fios;

– Manutenção correta tem rotina de hidratação com óleos e balms;

– A tesourinhaamiga para aparar aqueles fios rebeldes;

– Não deixar a região molhada evita uma série de problemas, como foliculite.

Os 4 estilos de cavanhaque mais pedidos nas barbearias

Entre muitos outros estilos aliados à criatividade de verdadeiros artistas que são os barbeiros, listamos abaixo os 4 estilos de cavanhaque mais solicitados. Veja:

CAVANHAQUE TRADICIONAL

homem de cavanhaque tradicional curso de barbeiros

Entre muitos outros estilos aliados à criatividade de verdadeiros artistas que são os barbeiros, listamos abaixo os 4 estilos de cavanhaque mais solicitados. Veja:

CAVANHAQUE CHEIO

homem de cavanhaque cheio curso de barbeiros

É o top das galáxias, adotado por milhares de homens mundo afora. Bigode e barba recebem conexão, proporcionando um design arredondado.

CAVANHAQUE VAN DIKE

homem de cavanhaque van dike

 Também conhecido como âncora, caracteriza-se pela combinação entre bigode mais longo e modelado desconectado da barba, que é estreita e longa e tem início logo abaixo do lábio inferior, moldando-se no formato V.

CAVANHAQUE MOSQUETEIRO

homem de cavanhaque mosqueteiro curso de barbeiros

Igual ao que se utilizava nos filmes, o bigode fica moldado no estilo chamado húngaro. Aqui também há desconexão, e a barba abaixo do queixo é mais longa. Para manter uma aparência bonita, usar ceras é uma boa dica.

Depois das dicas que separamos neste conteúdo para você, é impossível não encantar os seus clientes. Afinal, com cavanhaque, barba, bigode ou com o rosto limpo, eles querem encontrar em você o profissional ideal para dar aquele upgrade na autoestima. 

Agora que você sabe tudo de estilos de cavanhaque, venha juntar-se ao grupo de barbeiros mais inteligente e bem-sucedidos do País. Matricule-se agora mesmo!