iluminacao-para-a-barbearia-como-escolher-a-certa

Iluminação para a barbearia: como escolher a certa?

A iluminação é o segredo para tornar qualquer ambiente acolhedor e confortável, além de ajudar você a realizar da melhor forma possível o seu trabalho. Por isso, na hora de planejar a iluminação para a barbearia não pense que basta instalar algumas lâmpadas e esperar a mágica acontecer.

Um esquema de luzes adequado faz toda a diferença e, a seguir, vamos dar as principais dicas de como fazer isto da melhor forma possível.

Vamos lá?

Como fazer uma boa iluminação para a barbearia

Vamos partir do princípio. O que é melhor: iluminação artificial ou natural? Há uma grande diferença entre essas duas opções e, o primeiro fator para a sua análise é o considerar o ambiente da sua barbearia.

Sim, pois a iluminação natural é a mais confortável, sem dúvidas, porém nem todo espaço possui um bom aproveitamento dela. Caso você esteja em uma ótima posição solar, explore as janelas ao máximo. No entanto, se esta não for a sua situação, precisamos falar sobre como construir uma boa iluminação artificial na sua barbearia.

Iluminação fria ou quente, qual é a melhor para a barbearia?

O primeiro ponto é a diferença entre as lâmpadas brancas e amarelas. As brancas ou frias são ótimas para uma boa visualização do espaço. Contudo, as amarelas ou quentes proporcionam as sensações de relaxamento e acolhimento.

As lâmpadas de LED, as frias, são ecologicamente corretas e favorecem a visibilidade das cores. É indicado que sejam aplicadas em espaços ou objetos os quais se queira dar maior destaque. Já o uso das quentes funciona melhor próximo da área de trabalho do barbeiro, pois sua cor é mais próxima da luz natural.

Mas não se preocupe, você não precisa escolher uma ou outra. O ideal, na verdade, é contar com um profissional da área para ajudá-lo a mesclar corretamente esses materiais para você ter os resultados certos.

Além desses itens, confira no que mais você precisa ficar de olho na hora de implementar uma boa iluminação da sua barbearia:

# Luz central

A luz central é a principal fonte de luz do ambiente e deve ser forte o bastante para iluminar todo esse espaço. Para potencializar ainda mais

seu poder, utilize cores claras nas paredes e teto, pois assim essa luz será refletida. O contrário também é válido.

# Luminárias

As luminárias podem ser feitas dos mais diferentes materiais, sendo que, cada um irá gerar um efeito diferente. 

O ideal é que você teste antes, pois o polipropileno, vidro, tecido…etc irão reagir de forma própria na iluminação do espaço.

# Luz indireta

Na iluminação da sua barbearia não esqueça de contar com a luz indireta. Isto é, abajures, luminárias, luminárias de piso e por aí vai.

Essas peças funcionam como difusores pontuais de luz e podem ser usados de forma estratégica no ambiente.

# Cuidado com os espelhos

Na sua barbearia, provavelmente, há muitos espelhos, certo? Devido a isto, tenha muito cuidado com a iluminação, pois a

combinação desses dois elementos pode provocar um ofuscamento, ou seja, luz refletida diretamente nos olhos.

# Criatividade

Por fim, não esqueça que além de funcional, a iluminação precisa ter personalidade. Ela irá construir a identidade da sua barbearia junto

com os demais elementos do espaço. Solte a criatividade!

Dicas rápidas para iluminar a sua barbearia

  • Use lâmpadas na vertical, pois ajudam a manter a luz natural;

  • Não utilize lâmpadas em cima dos espelhos;

  • Aposte no ângulo de 45º para aplicar tinturas;

  • Em cômodos pequenos, use lustres pequenos e lisos;

  • Em salas amplas e com pé-direito alto utilize lustres grandes, com volume e texturas.

Pronto, com essas dicas você já pode dar os primeiros passos para criar uma excelente iluminação da sua barbearia. Que tal? Ou, aproveite e divida conosco a sua experiência atual da sua barbearia com iluminação.

Não deixe de visitar o nosso site e conhecer um pouco mais do que oferecemos para você se tornar um grande barbeiro profissional! Escolha o nosso curso online de barbeiro!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *