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Nome de barbearia: o guia para você não errar na escolha de sua marca

A sua identidade é um registro oficial feito pelos seus pais em um cartório. É através dela que você se torna um indivíduo, dentro de uma sociedade. No mundo dos negócios, semelhantemente, o reconhecimento de uma empresa acontece através da marca. Portanto, para escolher o nome de barbearia ideal, você precisa ter estratégia e cautela.

Pense bem: qual é a lembrança e impacto que você quer causar em seu público?

Não estamos aqui para sugerir. Entendemos que esse é um processo pessoal e totalmente seu. Entretanto, queremos lhe dar algumas dicas que podem mudar suas perspectivas e transformar essa decisão em uma experiência repleta de significado.

Nome de barbearia: a importância da decisão certa

A marca diz muito sobre o conceito de um negócio. É através dela que você apresentará o seu trabalho e ganhará destaque na área. 

Ao eleger um nome de barbearia, você comunicará ao seu público estilo, personalidade e alma. Por sua força, ele pode ser parte fundamental no sucesso, ou totalmente responsável por um inevitável fracasso.

Tecnicamente, esse processo de escolha é conhecido por “Naming” (em tradução livre para o português: “nomear”). Ele demanda pesquisa de mercado, testes e tempo. 

Definitivamente, é pouco provável que sua primeira ideia seja eleita.

A missão não é das mais fáceis, caro amigo. Porém, não subestime essa importante etapa para a construção da base do seu negócio. Considere que nenhum produto ou serviço de excelência ganha o mundo, se sua marca não transmitir um real valor.

Bônus:

Existem pessoas especializadas em Naming. Todavia, elas costumam cobrar somas vultosas, o que dificulta a uma pequena ou média empresa contar com essa possibilidade. 

Que tal aprender um método eficiente para tomar essa importante decisão? Siga nossas instruções e tudo dará certo.

Nome de barbearia: A teoria da criação

Conforme já falamos anteriormente, há algumas etapas a cumprir antes de determinar o nome de barbearia perfeito. 

Primeiramente, você precisa conhecer o conceito. Cada intenção tem características próprias e circunstâncias boas e ruins. Algumas, inclusive, exigem mais esforços de marketing para serem bem recebidas pelo mercado. Veja:

NOMES DESCRITIVOS

Mostram claramente o que a marca faz. São ótimos para que o consumidor entenda qual é o seu negócio. Por outro lado, eles limitam a oferta e podem gerar dificuldades para ampliar sua gama de opções.

NOMES DE EXPERIÊNCIAS

Essa estratégia também precisa de cautela. Podem ser gloriosos, se realmente transmitirem o que se propõem: sentimentos e vivência. Porém, requerem compreensão para serem aceitos.

NOMES ABREVIADOS OU SIGLAS

Apesar de serem fáceis de lembrar, não carregam consigo um significado. Uma marca precisa estar há bastante tempo no mercado, para conseguir brilhar com eles.

NOMES SUGESTIVOS

Entregam a característica mais forte de uma marca. Atenção especial deve ser dada para que, a interpretação do público ocorra da forma que se espera.

NOMES INVENTADOS

A criatividade é bem-vinda também. Seja pela sonoridade ou pela brincadeira com as palavras, eles podem ser poderosos por suas originalidades.  Entretanto, o esforço de marketing deve ser intenso, pois não existe um sentido lógico anterior que sustente sozinho esse tipo de nome.

NOMES PRÓPRIOS

Como todos os demais, possuem pontos positivos e negativos. E ambos são determinantes. Sua autenticidade dificilmente terá concorrência, o que é interessante do ponto de vista de lembrança de marca. Contudo, raramente transmitem o conceito e propósito do negócio – para isso, necessitam da companhia de um termo óbvio.

Nome de barbearia: a prática do processo de Naming

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Para facilitar a sua vida e criar um nome de barbearia brilhante, você pode construir o seu raciocínio tendo dois pontos centrais:

  • sem uma conexão descritiva direta: algo que seja único, e que faça um profundo sentido para o criador da marca;
  • com uma conexão descritiva direta: a palavra comunica claramente a razão de ser do negócio.

Conceber um nome muito diferente requer bastante trabalho. E não estamos dizendo aqui que você não deve querê-lo. Apenas alertamos para a dedicação dobrada que está relacionada a essa decisão. Você está disposto a fazer essa construção com seu público?

Nome de barbearia: Vamos ao passo a passo do processo de Naming

Passo 1: A BRAINSTORMING

Papel e caneta à mão, é hora de deixar fluir a “tempestade de ideias”. Anote tudo, até aquelas que lhe parecerem mais absurdas. É válido utilizar todas as armas disponíveis na face da Terra: dicionários, a internet, as conversas durante o almoço, a história do mundo, culturas com as quais você se identifique, e por aí vai.

Passo 2: O TEMPO

Distancie-se de seus registros. Dê alguns dias, ou até semanas, para voltar a eles. Limpe a mente, deixe de pensar a respeito. Geralmente, as soluções mais consagradas surgem nos momentos em que você está menos conectado com a teoria.

Passo 3: IDEIAS IGUAIS

Digamos que sua ideia brilhante já tenha sido adotada por outra empresa. Bem, pare e analise um minuto antes de desistir: em que segmento e localidade ela está inserida? Qual a sua força? Por vezes, não vale a pena abrir mão do nome apenas porque você não foi o único a pensar nele.

Passo 4: GOSTOS

Nem sempre uma ideia que agrada a todos é a melhor. Senso comum não significa garantia de sucesso. Caso você tenha convicção em sua decisão, siga seus instintos de empreendedor.

Cuidados ao escolher um nome de barbearia

Escolhido o nome de barbearia, agora é hora dos ajustes finais. Verifique os seguintes aspectos:

PRONÚNCIA

As pessoas demonstram dificuldades ao falar o nome de barbearia escolhido? Palavras estrangeiras são mais difíceis de trabalhar.

PALAVRA DE BAIXO CALÃO EM OUTRAS LÍNGUAS

Já pensou virar motivo de piada lá na gringa? Principalmente online, o bullying com nomes dúbios é algo bem comum.

DOMÍNIO DISPONÍVEL NA INTERNET

Entre no site “registro.br” e confira a disponibilidade do nome de barbearia para o domínio tradicional, do tipo “.com.br”. Mesmo que você não faça um site em um primeiro momento, garanta que sua vida online não será prejudicada por não poder usar o nome original do seu negócio. 

CONCORRENTES DIRETOS COM O MESMO NOME

De todos, o cuidado mais essencial. Você não quer ser confundido e não vai dar chance para seus clientes conhecerem a concorrência.

IMPORTANTE: Verifique se a indisponibilidade de domínio se dá porque um concorrente já está utilizando.

DISPONIBILIDADE DE REGISTRO

Entre no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial e verifique se há pedido em andamento para o nome (igual ou semelhante) que você escolheu. Em caso positivo, volte para o seu brainstorming. Em caso negativo, encaminhe o seu registro.

MARCA NÃO É LOGOTIPO

Entenda que os processos de criação são diferentes, porém, complementares. A marca é o nome pelo qual o seu negócio será chamado, e lembrado através da audição. O logotipo é a forma como  a sua marca será identificada visualmente.

Hora de colocar em prática o seu conhecimento e escolher um nome de barbearia sensacional

Tenha persistência e você tomará a melhor decisão sobre o nome de barbearia mais adequado ao perfil do seu negócio.

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