novembro-azul-movember-curso-de-barbeiros

Novembro Azul: barbeiros unidos contra o câncer de próstata

Depois do Setembro Amarelo, a campanha que visa a prevenção ao suicídio, chegou a vez de falarmos em Novembro Azul e as precauções contra o Câncer de Próstata. Mas o que isso tem a ver com as barbearias? 

Bem, já passou o tempo na história em que os profissionais da área eram procurados para resolver problemas da saúde do corpo. Porém, as cadeiras dos barbeiros, vez ou outra, transformam-se em verdadeiros divãs, no qual os homens costumam conversar sobre o cotidiano. Então, que tal atuar também como um conselheiro quando o assunto é CAUTELA?

A campanha mundial, que ocorre ano a ano durante o mês de novembro, salva milhões de homens mundo afora. Para você ter ideia da dimensão de sua importância, somente no Brasil, o Câncer de Próstata é a segunda doença que mais mata. Percebeu a urgência desta conscientização!?

Entenda um pouco melhor!

No mundo, os bigodes têm história com o Novembro Azul

A brincadeira séria começou em um pub australiano, em 1999. 

Em um dia de happy hour, alguns amigos decidiram deixar os bigodes crescerem em apoio à causa pela saúde masculina. A Movember – Moustache + November – , assim conhecida no exterior, foi um verdadeiro sucesso.

Hoje, a campanha ganhou cunho mundial – famosa em muitos lugares como “No Shave November” –, e recebe apoio de homens e mulheres de todas as partes do planeta. 

Novembro Azul: vamos acabar com o preconceito?

novembro-azul-curso-de-barbeiros

A gente sabe do receio de muitos em cuidar-se. Realizar exames frequentes ainda é um tabu entre a população masculina. 

Vamos, então, a alguns dados importantes sobre a doença:

  • Não há prevenção, mas a descoberta precoce é um salva-vidas;

  • A doença é silenciosa na fase inicial, na qual há maior chance de cura;

  • Para aqueles que possuem histórico familiar, o ideal é iniciar os exames aos 45 anos;

  • Quando considerado de baixo risco, o câncer é monitorado sem intervenções terapêuticas;

  • A evolução do tratamento em estágios avançados passou de paliativa, para retardatária da progressão do tumor;

  • O câncer de próstata ocorre com maior frequência em homens negros;

  • A maior incidência se dá a partir dos 65 anos;

  • Alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade são fatores de risco.

O papel do profissional, nas cadeiras da barbearia

É importante salientar que homens de quaisquer raças, acima dos 45 anos, deveriam iniciar as investigações acerca da patologia. E o barbeiro pode ser um grande propagador desse conhecimento. Veja o que você poderá fazer para acabar com esse preconceito:

Tudo começa a partir de uma boa conversa;

Um bom bate-papo gera grandes ideias, pode ser muito inspirador. O barbeiro é capaz de ter o gratificante papel de salvar uma vida, apenas argumentando com o cliente a respeito da importância do saber. Muitos homens têm medo de descobrir a doença e sequer sabem que ficar no escuro é muito pior. Uma hora ou outra, os sintomas irão aparecer. Daí, será tarde demais.

Entre de cabeça na campanha Novembro Azul;

Fazendo arrecadações que visam o incentivo à campanha, ou mesmo entregando panfletos com orientações sobre a importância do exame de próstata. De forma muito econômica, é possível promover o encorajamento.

Reconhecendo sintomas, oriente o cliente a procurar ajuda.

Ajuda nunca é demais! Durante as conversas, muito é falado. Compreenda que, se o cliente sentiu-se à vontade para conversar sobre uma questão tão delicada com você, é sinal de que há um pedido velado de auxílio. Ofereça a mão e encarregue-se de conduzi-lo à cura.

Através de pequenas e simples ações, salve vidas

Um barbeiro é mais do que um mero especialista em tesouras e navalhas. Pode ser um amigo. Quando alguém lhe entrega nas mãos o poder de mudar radicalmente o seu aspecto físico, lembre-se que há algo que transcende o físico envolvido nessa transformação.

Faça o Novembro Azul replicar-se durante o ano inteiro!

Gostou do conteúdo? Quer mais informações, ou tem algo a acrescentar? Deixe aqui nos comentários, e teremos o prazer de interagir com você.

Ah, e se você quiser aprender a ser barbeiro com o melhor professor da área no País, matricule-se hoje mesmo no nosso curso online. Estamos lhe esperando, para torná-lo parte desse time de profissionais de sucesso!