pelos encravados na barba curso de barbeiros

Pelos encravados e inflamações na barba: como livrar-se

A coceira, a dor, a vermelhidão e aquelas pseudo espinhas que aparecem por baixo da barba, são motivos de verdadeiros dramas para um barbudo. Aí, a vontade que surge é de arrancá-la fio a fio. Mas calma, há outro jeito de resolver o grande incômodo causado por pelos encravados e inflamações.

Eis que aqui está uma questão importante, caro profissional: a falta de informação do seu público. Aproveite-se disso, afinal, você sabe muito bem que, com cuidados bem simples, é possível eliminar e, inclusive, evitar esses inconvenientes.

Bem… você deve estar precisando de uma ajudinha para nortear seu conhecimento. Do contrário, não teria chegado até o nosso blog. Então prepare seu bloco de anotações e transfira aos seus clientes todo o aprendizado adquirido por aqui. Bora exercitar a sua autoridade?

Por que surgem os pelos encravados no rosto?

A explicação científica para a existência dos pelos encravados, em qualquer lugar do corpo, é a seguinte:

O FIO, QUE TENTA NASCER, NÃO CONSEGUE ROMPER A CAMADA SUPERFICIAL DA PELE. AÍ, SEM TER PARA ONDE IR, A PONTA ENTORTA E VOLTA A PENETRAR NO FOLÍCULO.

Daí, o corpo entende que precisa iniciar uma ação inflamatória (pseudofoliculite). Quando o pelo entra em contato com bactérias – através das unhas ou lâminas -, é inevitável o progresso para uma foliculite.

Entretanto, os motivos podem ser os mais variados. Um dermatologista poderá explicar direitinho essas causas, porque cada indivíduo tem a sua particularidade.

Então, o que podemos fazer?

Como sempre, EVITAR. A probabilidade de seu cliente conviver com a barba encravada, após conhecer e aplicar as dicas que daremos, é muito baixa.

6 dicas para evitar pelos encravados e inflamações na barba

Certamente, algumas atitudes auxiliarão seus clientes a passarem longe de pelos encravados e inflamações na barba. Veja os 6 conselhos que listamos abaixo:

BARBEAR-SE CORRETAMENTE E DIMINUA A OCORRÊNCIA DE PELOS ENCRAVADOS

Nunca contra o pelo, essa é a regra! O objetivo é diminuir os riscos de existirem pelos encravados e aquelas dolorosas bolinhas – que mais se parecem com espinhas.

O certo é sempre passar a lâmina a favor dos fios, sem esticar a pele . Além disso, o ideal é usar espumas ou um gel próprio para a remoção. A agressão aumenta quando a raspagem é realizada “no seco”.

HIGIENE É UM PONTO CRUCIAL

Água morna para abrir os poros, sabonete neutro, shampoo próprio para a barba  – assim evita-se que ela resseque – e água fria para enxaguar. A combinação perfeita para higienizar o rosto diariamente e ficar longe dos pelos encravados.

PRODUTOS CORRETOS AJUDAM A EVITAR PELOS ENCRAVADOS

E já que falamos em shampoo para a barba, atenção a todos os demais produtos aplicados. Utilizar bons balms, que acalmam a pele após o barbear e ainda contribuem para uma cicatrização mais eficiente, é uma medida inteligente.

ESFOLIAÇÃO E HIDRATAÇÃO

Esfoliar, barbear, hidratar. Que trinômio lindo! O processo do barbear deve ser dividido em três fases: aquela em que há higienização – com esfoliação uma vez por semana, para retirar as células mortas; logo após, a retirada dos pelos da forma que já mencionamos aqui, com bastante atenção e cuidado; e, por último, a hidratação que ajudará na manutenção de uma pele saudável e de uma barba bonita de se ver.

DEPILAÇÃO: ATENÇÃO COM ELA

Alguns homens vêm optando por uma depilação com luz pulsada ou laser, para manter uma barba sem pelos encravados. Porém, outros cuidados como incidência de radiação e possíveis queimaduras devem ser levados em conta. Indique ao seu cliente, se esse for o caso, a procurar locais seguros e com boa reputação.

Optar por procedimentos desconhecidos, e ditos “milagrosos”, pode ser a abertura de portas para uma dor de cabeça tremenda.

RECORRÊNCIA DE PELOS ENCRAVADOS

Ninguém quer conviver diariamente com pelos encravados, certo!? E se eles estão lá, todos os dias, é sinal de que algo anda muito errado em seus hábitos. Procure um dermatologista para ter maiores informações e realizar um tratamento adequado.

Lembre-se sempre: priorize a sua saúde.

Quer aprender mais lições como a que acabamos de lhe ensinar? Conheça os nossos cursos online. Há anos formamos os melhores barbeiros do mercado. Seja um profissional talentoso e inteligente, estudando com o mestre da barbearia Felippe Caetano. Matricule-se agora!