setembro-amarelo-campanha-prevencao-suicidio-curso-barbeiros

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio nas cadeiras das barbearias

A conversa que pode mudar uma vida, diretamente da cadeira da barbearia. O nono mês do ano é conhecido mundialmente por abrir uma discussão de cunho humanitário: a prevenção ao suicídio. No Brasil, a campanha é chamada de Setembro Amarelo.

Mas barbeiro não é médico, não é mesmo!? E nem precisa sê-lo! O fato é que estes profissionais podem ter uma atuação extraordinariamente importante em prol da causa. 

Você conhece o Lions Barber Collective, fundado por Tom Chapman?

Independente de sua resposta, hoje vamos levantar essa bandeira tão relevante para a sociedade.

Afinal, o suicídio é um dos principais motivos de mortalidade no Brasil e também é um fenômeno global. E esse número é ainda mais preocupante entre os meninos adolescentes. O assunto é de tal seriedade, que o ministro brasileiro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou que as ações da campanha em 2019 serão direcionadas para o público jovem.

Uma ideia que passou a salvar vidas

Tom Chapman é um renomado barbeiro britânico, de 35 anos, que teve um insight: criou um coletivo de profissionais da barbearia que além de cuidar da beleza, ajuda na saúde mental de seus clientes. Transformam a paixão em propósito, e entregam ainda mais sentido no trabalho que realizam.

Você conhece a história da barbearia? Séculos atrás, a profissão tinha um significado que ia além dos cuidados com a beleza física dos homens. Era símbolo de cura e fortalecimento do corpo, da mente e da alma. Hoje, parte dessa memória volta a estes locais, como forma de continuar contribuindo para o bem-estar de todos.

Há uma explicação lógica e de uma sensibilidade singular, apresentada pelo próprio Chapman em entrevista ao site GQ Brasil, da Globo.com:

“No momento que o cliente senta na cadeira de um barbeiro, isso cria uma conexão instantânea, onde o toque físico libera ocitocina, o que automaticamente gera confiança”.

Pela permanência do simbolismo do Setembro Amarelo em todos os meses do ano

setembro-amarelo-curso-barbeiros

É através desta ligação que o barbeiro tem a oportunidade de identificar sintomas de depressão, e tornar-se um agente em prol da prevenção ao suicídio. E não precisa de muito. Basta empatia, vontade de ajudar e capacidade para não julgar. 

É querer transformar as práticas do Setembro Amarelo em cotidiano.

O projeto inovador e sem fins lucrativos tem essa exata intenção. O método de Chapman deve espalhar-se rapidamente por todo o mundo, levando os profissionais a associarem-se ao coletivo. 

Fantástica a ideia de atuar a favor de uma causa tão nobre, você não acha!?

Para os barbeiros interessados em fazer a diferença, aqui vai a dica: hoje, o coletivo apresenta o evento Barber Talk Live, que além de mostrar tendências do mundo das tesouras e navalhas, conversa sobre saúde mental. 

Mais para frente, o Lions Barber Collective pretende lançar um curso online denominado Barber Talk Lite (que terá uma versão em português). Através dele, os barbeiros do mundo terão a oportunidade de obter um certificado e ter a sua localização no site do coletivo, como um parceiro.

Discussão do Setembro Amarelo: o suicida apresenta sinais!?

SIM! Perceptíveis!

O suicídio não é repentino. Não é uma desculpa para chamar a atenção. Para quem está sofrendo com transtornos, estresse, síndromes e depressão, em inúmeras situações, ele aparece como a única alternativa

Segundo a OPAS-OMS, para cada morte, existe um número imenso de tentativas. E os locais que mais sofrem com altas taxas são os países de baixa e média renda.

Portanto, barbeiro, seu papel na sociedade pode ser transformador. Caso você note ou se depare claramente com um suicida em potencial, converse, entenda a situação e recomende apoio. Seja um porto-seguro. Suas mãos e palavras podem ser poderosas! 

Centro de Valorização da Vida, ligue 188

cvv-setembro-suicidio-curso-barbeiros

Criador da Campanha Setembro Amarelo no Brasil, “no ar” desde 2015, o Centro de Valorização à Vida apoia e promove conversas com pessoas que precisam de ajuda.

Sob o slogan “Falar é a Melhor Solução”, o movimento e a OMS garantem que o diálogo pode reverter nove em cada dez casos.

Barbeiro: Alie-se ao Setembro Amarelo e salve vidas!

Que tal convidar o cliente que senta-se em sua cadeira para bater um papo? Além de conhecê-lo melhor e fazê-lo confiar na sua autoridade como barbeiro, é uma ótima oportunidade para humanizar o seu trabalho. 

Ilumine a barbearia na qual você atua com a cor da Campanha. Chame a atenção para essa ação super valiosa de prevenção proporcionada pelo Setembro Amarelo.

Aqui no Curso de Barbeiros, somos todos solidários a essa corrente do bem.